As principais causas da halitose são a falta de higiene bucal adequada ; cárie e doença periodontal. Além disso esse incômodo pode ser causado por problemas como diabetes; sinusite e alterações digestivas; entre outras doenças e alterações sistêmicas.
Como evitar a halitose
· Beba água regularmente
· Evite alimentos com odor forte como alho ;cebola; rabanete entre outros.
· Evite o consumo de bebidas alcóolicas e cigarros.
· Faça pequenas refeições a cada 3 ou 4 horas.
· Controle seu estresse.
· Realize uma higiene bucal adequada incluindo a limpeza da língua.
Como tratar a halitose
Quando a causa da halitose não é de origem sistêmica (diabetes; sinusite digestão; etc); a maneira adequada de combater a halitose e evitar a sua
recidiva é a adequada higiene bucal porque a placa bacteriana formada na superfície dental e o dorso da língua concentram a maior quantidade de bactérias causadoras do mau cheiro; somente uma escovação adequada consegue reduzir a quantidade de nutrientes dos quais essas bactérias
Como tratar a halitose
Quando a causa da halitose não é de origem sistêmica (diabetes; sinusite digestão; etc); a maneira adequada de combater a halitose e evitar a sua
recidiva é a adequada higiene bucal porque a placa bacteriana formada na superfície dental e o dorso da língua concentram a maior quantidade de bactérias causadoras do mau cheiro; somente uma escovação adequada consegue reduzir a quantidade de nutrientes dos quais essas bactérias se alimentam.
Alimentação Saudável X Saúde Bucal
Água : Quando se trata de dentes saudáveis a água é indispensável; contribuindo como agente de lavagem final para alimentos e bebidas açucaradas e se fluoretada, previne a cárie dentária por meio do fortalecimento do esmalte dos dentes.
Fibras, Frutas e Legumes – Alimentos ricos em fibras; legumes suculentos e crocantes são parte de uma dieta saudável e possuem alto teor de água estimulando o fluxo salivar exigindo maior tempo de mastigação. A saliva é a primeira linha de defesa para os dentes, pois neutraliza os ácidos prejudiciais ao dente ajudando a compensar o teor de açúcar das frutas.
Lacticínios (sem adição de açúcar) – Ajudam os dentes de muitas maneiras. Leite e seus derivados fornecem cálcio e fosfatos ; bem como vitamina D, importante vitamina na formação e manutenção do esmalte ,e também ajuda a estimular a saliva, enquanto o seu cálcio ajuda a substituir minerais perdidos dos dentes por ácidos.
Xilitol – É um tipo de açúcar extraído a partir de uma variedade de plantas . O xilitol tem sido demonstrado que funciona contra Estreptococos mutans, a principal bactéria que provoca cáries dentárias. Além de ser usado em gomas de mascar, está disponível também em forma de adoçantes.
Nozes, amêndoas e castanhas – Fornecem vitaminas e minerais que contribuem com a saúde bucal. Estes incluem amendoim (cálcio e vitamina D), amêndoas (níveis elevados de cálcio), castanha de caju (estimula a saliva e ajuda a limpar os dentes) e nozes (fibras, ácido fólico, ferro, tiamina, magnésio, niacina, vitamina E, vitamina B6, potássio e zinco)
Minerais – Alimentos que fornecem vitaminas A, C e D, bem como cálcio e fósforo, são especialmente bom para os dentes. Estes incluem carne, ovos, peixe, batata, espinafre, cereais fortificados, tofu, vegetais de folhas verdes, feijão e cereais integrais.