Revele seu sorriso
A saúde bucal é fundamental para qualidade de vida , cada vez mais as pessoas buscam um sorriso que inspira segurança e aumenta a autoestima e o clareamento dental é uma maneira conservadora segura e eficaz de conquistar um sorriso ainda mais bonito.
Por que os dentes escurecem?
Os dentes escurecem por fatores interno ou externos. Entre os fatores externos está o consumo continuo de alimentos ricos em corantes como chá; café; molhos; vinho; etc. que podem alterar a cor ao longo do tempo. Já os fatores internos podem ser fisiológicos ou não; como alterações da estrutura dental uso de alguns medicamentos ou substâncias que afetam a formação do dente.
Posso fazer clareamento sozinho ou preciso ir ao dentista?
É importante realizar uma avaliação profissional antes de iniciar o clareamento; para diagnosticar possíveis contra- indicações que consistem em problemas bucais que após serem reconhecidos e tratados o tornam apto a receber o clareamento dental; além disso; o acompanhamento profissional é importante para maximizar os resultados e o conforto durante o clareamento sendo que a adequada orientação profissional também auxilia na escolha da melhor técnica para cada caso.
O clareamento enfraquece os dentes?
Não; o dente clareado não enfraquece. Oque pode ocorrer é uma perda mineral temporária que será revertida pela ação da saliva. Visando procedimentos mais conservadores o mercado dispõe de sistemas clareadores contendo cálcio em sua composição que atuam minimizando esta perda mineral. ( A eficiência do uso de cálcio na composição dos clareadores foi demonstrada nos resultados obtidos através de estudos conduzidos pelo Prof Marcelo Giannini – UNICAMP- SP)
O clareamento dental pode causar sensibilidade?
A incidência de sensibilidade depende muito de cada paciente quando existente pode ser facilmente solucionada com o uso de produtos específicos.
Dicas para quem está fazendo clareamento dental
· Durante o tratamento ; evite elementos fortemente corados como café; vinho; refrigerantes; sucos artificiais; molho; etc. Caso consuma esses alimentos; enxague abundantemente a boca ou escove os dentes logo após.
· A quantidade de gel a ser aplicada em cada espaço dental na moldeira deve ser instruída pelo seu dentista.
· Não lave sua moldeira com água quente. Para higienização use água corrente; seque adequadamente e guarde-a no estojo porta-moldeira.
· Respeite os períodos de tempo de uso do gel conforme recomendado pelo seu dentista.
· Respeite as reconsultas programadas para controle do clareamento. O acompanhamento profissional é fundamental para sua segurança e satisfação.
· Avise seu dentista nos seguintes casos:
o Quando houver hipersensibilidade dental
o Caso a moldeira esteja machucando ou irritando a gengiva
o Esclareça sempre suas dúvidas.
Hipersensibilidade
Causas da hipersensibilidade Dentinária :
A retração gengival causada por excesso de força na escovação; avanço da idade; doença periodontal ou exposição a alimentos ácidos expõe os túbulos dentinários a nível radicular ; esses túbulos expostos e abertos conduzem os estímulos causados por alimentos frios; alimentos ácidos ou doces até mesmo o ar frio direto ao nervo do dente (polpa) e causam a dor (hiperdsensibilidade).
A hipersensibilidade deve ser tratada por que a dor não permite realizar uma escovação adequada dos dentes sensíveis; aumentando o risco de cárie e doenças gengivais
O uso de creme dentais que possuam em sua composição sais de potássio como nitrato; citrato ou cloreto de potássio, bem como os métodos que que
fazem uso da arginina e carbonato de cálcio tratam apenas os sintomas e não as causas da sensibilidade ; por essa razão é importante consultar o seu dentista para que a causa da hipersensibilidade ,seja identificada e tratada.
A prevenção da hipersensibilidade requer uma correta e eficiente higienização bucal ; evitando doenças periodontais e consequentemente a retração gengival, sendo também importantante não consumir bebidas e alimentos ácidos; escovar os dentes com pouca força e utilizando escova extra-macia.